terça-feira, 15 de outubro de 2013

Moeda de 10 cruzeiros

Ficha do Documento

Fonte: Material ( moeda)
Data: 1981
Autor: Casa da moeda do Brasil
Natureza: Documentos que não exprimem nada em particular, mais possui algum significado
Origem: Na casa de Basílio mora em Palmatória




Explicação do documento

Está é uma moeda na qual foi encontrada na casa de um senhor chamado Basílio, ele mora em uma pequena comunidade na zona rural conhecida como Palmatória. Encontramos este objeto no dia 19 de Julho de 2013, a moeda encontrada tem o valor de 10 cruzeiros, atualmente ela não é mais valida financeiramente, mas tem um grande valor sentimental para o senhor Basílio.
O objeto foi do ano de 1981 seu fabricante foi a casa da moeda do Brasil, que é responsável por fazer as moedas no Brasil desde 1964. O cruzeiro foi à moeda do Brasil desde 1942, durante o Estado Novo. Na primeira mudança de padrão monetário no pais, com o propósito de uniformizar o dinheiro em circulação.
O cruzeiro passou por uma reforma monetária no governo de Castelo Branco,sendo temporariamente substituído pela equipe do Presidente José Sarney, o plano cruzado.O cruzeiro voltou a vigor no governo Collor e foi definitivamente substituído pelo cruzeiro real em 1993.
O objeto escolhido possui cor prata, é um objeto completo embora tenha sofrido adaptações por causa do tempo que ela passou guardada e ela foi perdendo o seu brilho, ela tem um desenho bonito que é o mapa do Brasil. Os materiais usados é o níquel e outros que não descobrimos quais são, o objeto possui uma decoração simples que é o mapa do Brasil, o objeto foi feito por máquinas, e esta montada em forma de circulo.
A moeda foi criada para ajudar na questão financeira do país, ela tinha e tem como utilidade de comprar algum produto, o seu uso mudou.
A moeda tem como significado de comprar, e ela tem um significado muito importante para o museu porque serve para que as crianças conheçam como era a moeda dos tempos de seus avós e bisavós.

Taiane  e Jailma



3 comentários:

  1. Dizem que quem vive de passado é museu e que o mundo evoluiu. Mas ver este blog com coisas antigas realmente é ter a certeza de que as gerações passadas tem muitas histórias guardadas e que o nosso Brasil econômico evoluiu bastante.

    ResponderExcluir
  2. Esse blog serviu como uma experiencia para conhecermos melhor coisas que não estava no nosso cotidiano, objetos que já foram utilizados em tempos atras e agora servi como um novo conhecimento para nos do mundo de hoje. JAILMA

    ResponderExcluir